Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

29/12/2006

Aviação nos USA acompanhada tipo Big Brother

Está disponível online informação sobre os vôos activos nos EUA.

Assim podemos acompanhar um vôo, saber por exemplo a sua velocidade e altitude actual, ver o percurso num mapa, informação refrescada a cada cinco minutos!

Isto para a aviação comercial ou para a aviação particular.

Trata-se de Live Flight Tracking e está disponível em http://flightaware.com/

Para quando o mesmo na Europa?

Cirrus SR22 GTS

Outro avião de sonho - O Cirrus SR22 até vem com pára-quedas para quem não se sentir suficientemente seguro.


Mais informação em http://www.cirrusdesign.com/

Diamond DA40


O interior de um Diamond DA40 - 150 kts de velocidade cruzeiro - um avião de sonho.
Mais informação no site http://www.diamond-air.at/

A política deve poder retirar o direito à vida?

Ao incluir este tema tive dúvidas se o deveria classificar como política. Afinal o direito à vida é universal e não deveria ser posto em causa por qualquer acto político ou outro.

Sou contra uma mulher (ou quem quer que seja) decidir por livre arbítrio que irá abortar. Mais, que isso seja aprovado e pago pelo estado.

Igualmente sou contra a pena de morte.

Obviamente que os casos já previstos na lei para aceitar o aborto (problemas de saúde, violações, etc.) podem e devem continuar válidos.

Dizem que as mulheres que entendam abortar vão presas e que isso é grave. Grave é acabar com uma vida.

Dizem que querem despenalizar. Então se isso hoje dá prisão, porque é que há-de ser alterado para até ser apoiado e pago pelo Estado? É passar do 8 aos 80! Será que não há algo intermédio no tal processo de despenalização?

Um link para quem entender apoiar a causa: http://www.nao-obrigada.org/

Concelho de Ourém-Fátima

A história começa em 1992. Participei no livro "Fátima a Concelho" e nessa qualidade fiz parte da comitiva que nessa altura se deslocou a Lisboa ao edifício do Parlamento, sendo recebidos pela Comissão do Poder Local da Assembleia da República.

Apresentámos o referido livro que argumentava a favor da criação do Concelho de Fátima.

Na altura foi-nos dito que Fátima não preenchia os requisitos legais necessários (em termos de número de eleitores e de área). Assim, o que na altura nos foi proposto nessa comissão foi:
- que aceitássemos tão simplesmente que o Concelho de Ourém ao qual pertencíamos passasse a adoptar a designação de "Concelho de Fátima". Ao que parece isto seria muito fácil de implementar.
A proposta, recebida a quente, deixou-nos perplexos e até um pouco irritados - razões suficientes para que a tivéssemos recusado imediatamente, isto sem que ninguém nos tivesse madatado para tal...

Recentemente lembrei este episódio a algumas pessoas do Concelho, algumas em cargos políticos.

As reacções foram algo similares, mas recordo particularmente uma que resume todas:
"Chamar-lhe Concelho de Fátima não, porque a história não pode ser reescrita; mas Concelho de Ourém-Fátima..." isto apresentado com um sorriso de orelha a orelha!

Achei curioso, mas pensando melhor já outras entidades optaram por manter na sua designação a referência a Fátima: Diocese de Leiria-Fátima (http://www.leiria-fatima.pt/), a Região de Turismo de Leiria-Fátima (http://www.rt-leiriafatima.pt/) ou a Associação Empresarial Ourém-Fátima (http://www.aciso.pt/).

Fátima também é para os de Fátima

Normalmente Fátima tem sido apenas para os de fora, os que nos visitam.

Recentemente vai-se apostando mais nos interesses da população residente.

E isto é tanto mais de louvar quando a iniciativa parte de entidade particular.

Parabéns ao Espaço Fatimae, localizado no centro de Fátima. Tem organizado um conjunto de eventos culturais e acessíveis de forma gratuita.

Tem havido uma programação mensal dos eventos divulgada no próprio espaço.

Creio que a maior parte do público visitante tem vindo de fora da cidade, mas já se vão vendo alguns de cá.

Ao longo dos anos a população de Fátima não tem estado habituada a sair à noite na cidade, ver um espectáculo e conviver. Claro que há bares e outros espaços de diversão nocturna, mas o Espaço Fatimae está a surpreender com iniciativas francamente positivas.

O site deles ainda não tem nada mas espero que isso seja por pouco tempo (http://www.fatimae.com/).

Sente-se que estão a remar contra a maré, a dar o seu melhor. É uma esforço que merece ser reconhecido. Só espero que a população saiba aproveitar.

Porquê legislar as épocas de Saldos?

Ouvi dizer que agora após o Natal já há lojas com saldos incríveis fazendo arrepender ou pelo menos pensar quem tenha comprado antes...

Normalmente não estou à espera que começem os saldos para comprar o que quer que seja. Mas é claro que perfiro comprar o mesmo produto com desconto.

Mas não entendo porque é que o legislador faz questão em definir épocas de saldos.
Diz-se que será para proteger o consumidor. Julgo que essa protecção pode sempre ser efectuada via inspecções para validar a qualidade ou origem do produto.

E que tal o legislador preocupar-se com coisas mais importantes e deixar o mercado funcionar? Se um comerciante entendesse que iria disponibilizar saldos em Agosto, provavelmente a concorrência seria superior e com maior concorrência quem costuma ganhar é o consumidor...