Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

21/10/2007

Isto parece arrogância, prepotência, e estupidez natural



O conselho consultivo da Procuradoria Geral da República emitiu um parecer onde se entende que a Ordem dos Médicos deve alterar o seu Código Deontológico para o "adaptar" designadamente à lei do aborto. Com base nisso o ministro da saúde Correia de Campos quer obrigar a ordem a fazer isso mesmo. Que eu saiba, um "código deontológico" pressupõe a salvaguarda de uma conduta ética no exercício de uma função.

Não sou da área nem médica nem jurista, mas o bom senso parece apontar para que o estado não tenha que se intrometer e mesmo querer obrigar a ordem dos médicos ou qualquer outra a alterar o seu código deontológico.

Também todos já ouvimos falar do juramento de hipócrates, que os médicos fazem. Aqui está uma cópia que encontrei online:

Juramento de Hipócrates
"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça." Hipócrates

Assim, a conclusão parece óbvia: Parece tratar-se de arrogância, prepotência, e estupidez natural.

Fátima 2, Sporting 1





Mais uma vez o Centro Desportivo de Fátima esteve muito bem.

Desta vez venceu ontem o Sporting por 2-1.

Isto, depois de eliminar o Santa Clara, Académica e Porto.

E não, meus senhores, não digam que é milagre! É muito esforço e muita garra!




Mais uma vez, parabéns a toda a equipa e seus responsáveis.

O Corpo Humano como nunca o viu

Tive a oportunidade de ver a exposição "O Corpo Humano como nunca o viu".
Recomendo que vá até lá (Lisboa) mas atenção porque acaba já dia 24 de Outubro!
O Cartão ACP e outros dão desconto. É capaz de valer a pena comprar o bilhete noutro local pois assim a entrada é imediata e evita-se a fila.
E dá para levar as crianças. Pode-se alugar um equipamento que descreve o que se está a ver e tem uma versão para os mais pequenos.
O ambiente que encontrei foi o de espanto, quase toda a gente calada ou a falar baixo e a apreciar, ver, ler, ouvir.
Eu gastei lá quase 3 horas a ver à vontade. Valeu bem a pena.

GNR de Fatima - Primeira desilusao

A GNR de Fátima não foi capaz de rebocar uma viatura que esteve abusivamente estacionada em frente a uma garagem todo o dia.
Que há gente que não tem consideração por ninguém já o sabíamos. Neste caso estaciona-se em frente a uma garagem devidamente identificada com a placa de estacionamento proibido, impossibilitando qualquer acesso por parte dos moradores durante todo o dia.

Chamada a polícia esta revelou-se impotente para resolver a situação. Ou melhor resolveu: terá passado a multa...

O reboque veio, mas não fez nada.

Parece incrível, mas a polícia não conseguiu rebocar a viatura por a mesma "ser automática". Também não lhe conseguiu aplicar um bloqueador nas rodas por "não o ter".

Bom, ao que parece quem tem carro com mudanças automáticas está em vantagem sobre a polícia e sobre todos os outros.

Moral da história: se calhar compensa em dias de muito movimento em Fátima estacionar mal a bloquear outros o dia inteiro e por um preço que se calhar até é barato. Provavelmente nem paga a multa.
Tenho a ideia que em Espanha rebocam primeiro e perguntam depois ("ah, ... era automático?").
É caso para dizer: coitada da polícia... e de nós todos!

11/10/2007

Inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima

É já amanhã, dia 12 de Outubro de 2007 que a Igreja da Santíssima Trindade vai ser inaugurada.

É uma obra do Santuário de Fátima de grande impacto. Tem capacidade para 9.000 lugares sentados.


Aqui está o programa previsto para esta peregrinação do 13 de Outubro que encerra a comemoração dos 90 anos das aparições de Fátima.




Esta é uma fotografia do que já foi. Recorda-me quando atravessava o santuário todos os dias primeiro a pé e depois de bicicleta fosse para a escola, fosse para ir comprar alguma coisa a uma loja que havia frente à Cacilda. Já nem me lembro do nome. Trabalhava lá o Leonel, figura típica que distribuía o leite em Fátima. Lembro-me é dos livros do tio patinhas e companhia que custavam 2$50 (custava a juntar para comprar) e dos estalinhos e carrascas que aí comprávamos no Carnaval...
Ops...! Já estava a embalar em lembranças antigas...

Voltando ao tema: Aqui está a maquete...


E agora já está construído!


Aqui vemos o interior, que tive oportunidade de visitar há alguns meses.

E já com algum equipamento.
Seria discutível se seria de fazer ou não. Se foi no melhor interesse de todos nós.
Agora já está feito, e é tempo de apreciar a obra.

Fátima tem alguma coisa de especial que pode ser sentida mesmo por quem não é religioso, no espaço do Santuário. Vamos ver se a nova igreja vai no mesmo sentido. Só o tempo e quem aqui vier o dirá.

05/10/2007

Orgulho Nacional

Decorreu ontem aqui em Fátima a 15ª Gala da Rádio Central FM, sob o tema "Orgulho Nacional".

Já assisti a 3 galas e posso afirmar têm primado pela qualidade e também pelo número de pessoas que conseguem trazer à cidade, que tem vindo a aumentar de ano para ano.

O anfiteatro Paulo VI, com os seus quase 2200 lugares esteve praticamente cheio. Aqueles que chegaram mais atrasados, mesmo ainda com as luzes acesas, tiveram dificuldade em descobrir onde havia um lugar para sentar.

É um evento que trás cultura e espectáculo a Fátima, com uma dimensão e qualidade assinaláveis, em nada inferior a bons programas de espectáculo preparados e emitidos a nível nacional.

O espectáculo contou com nomes premiados e actuações das quais destaco, entre outros:

Gato Fedorento
Sérgio Godinho
André Sardet
Pedro Abrunhosa
Simone de Oliveira
Sílvia Alberto
Vanessa Ferreira (veio o pai representá-la)
Fátima Campos Ferreira
E alguns de quem eu nunca ouvira falar: Raquel Tavares, Rosa Negra

Valeu a pena e recomenda-se.

Claro que lá estavam n pessoas de Fátima, mas arrisco a dizer que a grande maioria veio de fora. O que me leva ao que já antes aqui referi: julgo que as pessoas de Fátima ainda não estão habituadas a sair à noite e apreciar um bom espectáculo.

Parabéns Central FM. Obrigado.

Ah, e obrigado Santuário de Fátima por permitir que este espaço seja utilizado também para este tipo de eventos.

01/10/2007

Bastou um!

Até agora tinha este meu Blog aberto a todos os comentários.


Houve quem quizesse deixar aqui links para hardcore e palavreado a condizer, bem como a sua publicidade.


Por isso digo: bastou um!



A partir de agora todos os comentários serão sujeitos a um filtro.

E o filtro não deverá deixar passar o que não interessa aqui. Por exemplo tudo o que seja hardcore.

Well done, "enfant terrible"!

A SIC Notícias apresentava a 26-Set a opinião de Pedro Santana Lopes sobre a actual crise de liderança no PSD, com destaque para as graves acusações que vieram a público sobre o processo eleitoral.

De repente a jornalista interrompeu a entrevista para passar em directo para a chegada de José Mourinho, o tal "special one" a Portugal.






Quando acabou a interrupção, Pedro Santana Lopes entendeu abandonar a entrevista.
Bom, aqui dou os parabéns ao entrevistado.
Que país é este que dá prioridade máxima à chegada de um treinador de futebol?
Hoje os responsáveis dessa televisão vêm dizer que não vão alterar em nada a sua lógica editorial. Acho bem. Mas também concordo com Pedro Santana Lopes. Well done, enfant terrible!

PS: Estou a repetir este post de 27-Set-2007 e a recuperar os posts-comentário que aí foram colocados com excepção de um cujo conteúdo não me interessa de forma alguma no Blog. Por isso aparecem os posts de cada um de vós como se tivessem sido escritos por mim, mas apenas por este facto. Explico esta mudança de atitude no post seguinte.