Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

11/10/2007

Inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima

É já amanhã, dia 12 de Outubro de 2007 que a Igreja da Santíssima Trindade vai ser inaugurada.

É uma obra do Santuário de Fátima de grande impacto. Tem capacidade para 9.000 lugares sentados.


Aqui está o programa previsto para esta peregrinação do 13 de Outubro que encerra a comemoração dos 90 anos das aparições de Fátima.




Esta é uma fotografia do que já foi. Recorda-me quando atravessava o santuário todos os dias primeiro a pé e depois de bicicleta fosse para a escola, fosse para ir comprar alguma coisa a uma loja que havia frente à Cacilda. Já nem me lembro do nome. Trabalhava lá o Leonel, figura típica que distribuía o leite em Fátima. Lembro-me é dos livros do tio patinhas e companhia que custavam 2$50 (custava a juntar para comprar) e dos estalinhos e carrascas que aí comprávamos no Carnaval...
Ops...! Já estava a embalar em lembranças antigas...

Voltando ao tema: Aqui está a maquete...


E agora já está construído!


Aqui vemos o interior, que tive oportunidade de visitar há alguns meses.

E já com algum equipamento.
Seria discutível se seria de fazer ou não. Se foi no melhor interesse de todos nós.
Agora já está feito, e é tempo de apreciar a obra.

Fátima tem alguma coisa de especial que pode ser sentida mesmo por quem não é religioso, no espaço do Santuário. Vamos ver se a nova igreja vai no mesmo sentido. Só o tempo e quem aqui vier o dirá.

4 comentários:

Lis disse...

Não senti nada de especial em Fátima quando lá fui, confesso...E a igreja...não seria melhor ajudar quem precisa?

Sal e Pimenta disse...

Lis,

Realmente cada um que saberá o que sente ou não sente quando aqui vem.
Referi isso porque se a pessoa vier aqui com uma predisposição talvez um pouco introspectiva e para reflectir, pode ser que seja mais fácil sentir alguma coisa neste espaço.
Quanto ao dinheiro aqui gasto, essa é realmente a questao que se coloca. Mas como comentei, agora já está. E bem ou mal decidido, pode-se agora apreciar o que foi feito.

Anónimo disse...

Realmente, Fátima é um oásis espiritual, onde, quem crê e ama Cristo se encontra verdadeiramente com Ele, através de Maria, que ali apareceu. A nova Igreja irá sem dúvida melhorar o acolhimento aos peregrinos e de facto toda aquela obra. É certo que há pobres... mas, como diz Cristo no Evangelho, "pobres, sempre os tereis convosco, mas a Mim nem sempre..." Além disso, a Igreja já está paga e o Santuário continuará como sempre a ajudar quem mais precisa. Aliás, tem que se investir o dinheiro das ofertas dos peregrinos em alguma coisa... Depois, a obra reflecte um Santuário cuja mensagem e espiritualidade se fez presentre no passado, mas também valerá para o futuro.

Anónimo disse...

A nova Igreja é um espectáculo!