Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

20/05/2007

Aeródromo de Fátima

O Aeródromo de Fátima - Giesteira parece um parto difícil... Já está a ser utilizado no âmbito do combate a incêndios, o que é positivo. Mas queremos mais!

Queremos cumprir as instruções da ICAO (International Civil Association Organization).

Queremos que as entidades envolvidas se entendam e cheguem a um acordo. Creio que são a Câmara Municipal de Ourém e o promotor Joaquim Pereira Clemente.







Seria uma mais valia para Fátima e para a Giesteira.

Julgo que haveria um diferendo quanto à ocupação de um terreno pela pista.

Já tive oportunidade de aterrar neste aérodromo e posso dizer que as suas condições são muito boas! Melhores do que as de alguns outros aeródromos de Portugal, que por sua vez são certificados pelo INAC para a aviação ligeira.


Este tem uma boa pista alcatroada (1100 Metros de comprimento!) e com orientação (15-33) favorável para os ventos na região.

Entendi que o promotor está com vontade de aumentar ainda mais a pista para permitir a sua utlização por outro tipo de aeronaves.

Já agora aqui ficam informações básicas:

Coordenadas GPS: N 39º 34' 65; W 008º39’75

Rádio: 123.45

PPR (Prior Permission Required): +351 919.832.496.

bem como alguns sites com mais informação sobre o mesmo:

Tiger Babaluba, Pelicano e também sobre outros Aeródromos de Portugal.

O que é preciso fazer para regularizar a situação e para que este aeródromo passe a ser certificado pelo INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil) ?

Enviem um e-mail para a Câmara Municial a solicitar toda a colaboração na regularização desta infraestrutura! gab.presidencia@cm-ourem.pt