Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

23/07/2007

Distrito de Leiria e Concelho de Ourém

Uma notícia do jornal Região de Leiria reflecte a proximidade física e a grande afinidade que existe entre o Distrito de Leiria e o Concelho de Ourém.

O texto começa assim: "No exercício de 2006, o volume de negócios das 100 Maiores Empresas do Distrito de Leiria e Concelho de Ourém reentrou claramente numa trajectória do crescimento acentuado..."

Sinto isso em particular na relação entre Fátima e Leiria, que conheço melhor.

Recordo Santarém como o local que era de passagem para Lisboa e o sítio onde se ia quando precisávamos de actualizar o passaporte. Bem também havia a feira...

Mas Leiria sempre esteve mais próxima. Por qualquer razão: Mercado, Lojas, Bares, etc.

Esta coisa da divisão administrativa é isso mesmo: administrativa! Nem sempre tem a ver com as populações e o seu sentir. Por outro lado acho que Portugal é um país pequeno demais para tanta região, distrito, concelho e freguesia. Por mim podíamos realmente reorganizar agregando mais este tipo de entidades.

1 comentário:

Sal e Pimenta disse...

João, deixaste um post no blog com o comentário que aqui repito apenas para associar a este tema: "E realidade que temos hoje é a Europa. E se dizes que há tantos concelhos e freguesias, não haverá países também a mais?"

Provavelmente há países demais mas isso já é outra dimensão e tem outras repercussões. Primeiro devemos tratar do que está sob o nosso controlo e só depende de nós.
Ora vejamos:

Só no continente: 18 Distritos;
Concelhos, nem vi ainda quantos são...
Em 2004, segundo o Instituto Nacional de Estatística, Portugal tinha 4257 freguesias.
Não parece excessivo?