Aqui querem-se coisas simples como o Sal e a Pimenta, mas que fazem toda a diferença. Só não convém abusar na dose...

27/07/2007

Pista da Giesteira (Fátima) segue no bom caminho


Acabei de ler a versão em papel do jornal Notícias de Fátima. Logo na primeira página encontro uma notícia animadora.

Refere-se aí que a Câmara Municipal de Ourém deliberou (por unanimidade, como quase sempre) emitir um parecer favorável à utilização da pista por meios aéreos de combate a incêndios, de protecção civil e de emergência médica.

Mais, refere que a mesma Câmara "mandou elaborar um projecto para a Pista da Giesteira que num futuro próximo irá receber aviões de 60 passageiros".

Confirma que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) assegura que a pista, agora com 1600 metros, tem condições para receber aviões com 60 passageiros e até aviões de médio curso.

Bom, envolvidos o Governador Civil Paulo Fonseca, o Presidente da Câmara David Catarino, o homem forte da SRU Francisco Vieira além do promotor Joaquim Clemente, parece que estamos no bom caminho.

Venham de lá esses projectos, calendários de execução e modelos de parcerias.

7 comentários:

Unknown disse...

As dúvidas continuam!

Porquê, minhas senhoras?Porquê?

http://absolutamenteninguem.blogspot.com/2007/08/as-damas-6.html

Anónimo disse...

A notícia do desbloqueio da pista de Fátima é boa e já vem tarde. O que é mau é o resto da notícia.
O que é que a SRU tem a ver com a Pista de Fátima? Ou se quiserem sinédoque à parte, o que é que o responsável da SRU, Francisco Vieira, tem a ver com a dita pista? Pela notícia do jornal não se vislumbra em que qualidade vai estar agora ligado ao projecto. Como coordenador da SRU, num projecto independente, a trabalhar para a Camâra? Em âmbas as situações as dúvidas assaltam-nos o espírito.
Aquele grupo de trabalho não terá já, por acaso, objectivos ambiciosos e bem definidos. Não tem aquela sociedade um âmbito de intervenção bem delimitado? Não têm trabalho que chegue? Bom então o ordenado estaria mal calculado e como os contribuintes não gostam de esbanjar o seu dinheiro, houve que arranjar mais "trabalho".
A outra hipótese é que seja um projecto à parte e independente da SRU. E, como será certamente remunerado, ficamos a magicar, a que propósito a mesma pessoa, para outro "tacho".
Em qualquer uma das variantes, assim se constrói o nosso burgo. Como se dizia num programa televisivo de humor, "pelos mesmos, pelos mesmos...".

PS - Esperemos que também não seja o preliminar de uma justificação para a sua saída, de um projecto que ainda nem começou, mas no qual vislumbra tantas dores de cabeça, que prefere já levantar vôo...

Sal e Pimenta disse...

Caro anónimo(a),

Obrigado pela sua intervenção!

Esta interpretação que foi dada pode efectivamente passar pela cabeça de muito boa gente.

Eu diria que neste caso em concreto talvez não seja isso. E explico a minha ideia:

Recordo uma pergunta que um jornalista colocou a Francisco Vieira sobre qual seria a sua primeira medida se viesse a ser presidente da Câmara de Ourém (ou de Fátima). A resposta dele foi qualquer coisa do tipo: Dar toda a colaboração com vista ao desbloqueamento da situação da pista de aviação de Fátima, permitindo a sua legalização pelas entidades competentes.

Por outro lado, David Catarino tem tido um historial quanto a este tema que passa mais por algum grau de conflito com o promotor e portanto com o projecto. Aí não fica muito bem na fotografia, mesmo que tenha boas razões para ter mantido essas posições.

Ora Paulo Fonseca diz abertamente apoiar a utilização deste aéródromo. E a população em geral parece aprovar o aeródromo.

Assim sendo eu gostaria de acreditar que se trata mais de uma tomada de posição política, que permitisse no final aparecer de cara lavada com o "apoio a esta causa".

Para mim, desde que a população saia a ganhar, não me importa que alguns possam tirar algumas vantagens políticas.

JMQ disse...

É uma boa noticia. Infelizmente com o caso daquele piloto que faleceu e cujo avião estava lá baseado, nem sempre pelas melhores razões.

Um dia quero levantar voo dessa pista contigo aos comandos.

Sal e Pimenta disse...

Obrigado pela confiança, mas não sei se a tua cara-metade não ficaria com o coração apertadinho...

E pensei que uma pessoa como tu não gostasse de correr este tipo de riscos. São riscos calculados, como convém.

Claro que a sensação é espectacular!

Anónimo disse...

O melhor que a pista têm, não é só o facto de trazer pessoal (turistas, entenda-se) para cá, para a nossa terrinha. O melhor mesmo é que assim o pessoal da terrinha também já pode ir arejar mauito mais fácilmente, nem que seja para ir Faro tomar uma banhoca, ou ao Porto beber um Douro.....

Sal e Pimenta disse...

Cara Infomaniaca,
Seja bem vinda.

Efectivamente Fatima ja exercia esse tipo de efeito sobre a malta nova ha varios anos atras.

Posso confessar que tive varias vezes uma fantasia irrealizavel que era: eu, numa moto grande, a todo o gas no corredor central da Basilica, naquele chao lisinho, a chiar pneu e a sair daqui...

Estive varios anos mais ou menos fora e pensava que isto ja estava diferente...afinal ainda ha coisas do antigamente: as pessoas a quererem meter-se na vida dos outros, o terem opiniao sobre tudo, etc...

Por isto entendo o que diz.
Vjo que tem bom gosto nas propostas que faz. Ainda bem!

Quanto a voar, e uma experiencia espectacular. E tambem pode ser daqui para fora.

Obrigado pela visita!
Sal e Pimenta (ainda em ferias)